Rua Benjamin Constant, 2121 - Centro, Guarapuava/PR
  • (42) 3304-4142
  • (42) 3304-4132
  • (42) 3304-4153
  • (42) 3304-4143

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Contabilidade: 3 ações que devem ser tomadas no fim de ano por este setor

Com o ano chegando ao fim, é preciso tomar certas atitudes a fim de estar em dia com o fisco e as contas

Um dos requisitos de uma empresa de sucesso é fazer uma boa gestão financeira. Com a proximidade do fim do ano, isso também precisa acontecer e a contabilidade da empresa precisa estar em dia.

Portanto, saber quais são as responsabilidades desse período é fundamental para que o encerramento do ano de fato possa ser comemorado, sem deixar débitos e outras pendências para trás.

Nesse momento é possível aproveitar a ocasião para realizar o planejamento financeiro e rever a situação patrimonial da organização, pois com o balanço contábil será possível verificar se os números da empresa foram positivos ou negativos.

A lei determina que todos os anos as empresas precisam realizar o seu balanço contábil, com o objetivo de assegurar que todos os registros e operações tenham sido realizados de forma correta pela empresa. Nessa hora, a ajuda de um contador é de suma importância, pois muitos empresários não sabem o que precisam fazer.

Obrigações de final de ano

1 – Demonstrativos financeiros do exercício

O encerramento dos demonstrativos financeiros do exercício talvez seja uma das maiores responsabilidades da contabilidade nesse período. Afinal, além de fornecerem informações valiosas para que o empreendedor realize o seu planejamento financeiro e também estratégico, serve para que a empresa apresente relatórios para o fisco e fique em dia com os seus tributos.

Dentre os demonstrativos, destacam-se como principais o Balanço Patrimonial, o Demonstrativo de Fluxos de Caixa, o demonstrativo de lucros e prejuízos e, finalmente, a declaração de ganhos retidos.

A atualização dos livros contábeis, como o Razão e o Diário, também são essenciais. Em alguns casos, é obrigatória por lei.

2 – Cálculo e pagamento do 13° salário

A contabilidade deve participar ativamente do processo de pagamento do 13° salário, pois, além dos cálculos serem muitas vezes complicados para o empreendedor existe uma série de outras obrigações acessórias que devem ser atendidas para que a organização fique em dia com o Fisco.

Embora essa seja considerada uma responsabilidade de fim de ano, é fundamental que o contador elabore todos os cálculos das despesas com 13° previamente, para que a empresa tenha dados suficientes para planejar suas finanças e sua organização interna.

3 – Planejamento estratégico

A contabilidade é uma peça-chave na elaboração do planejamento estratégico de um empreendimento, devendo sempre estar disponível para fornecer informações para o empreendedor durante esse período.

Dentre essas informações, estão, por exemplo, a determinação do modelo de tributação que será escolhido para o próximo exercício social (Simples, lucro real ou lucro presumido, por exemplo), ou a situação patrimonial.

Nunca se esqueça de que cada novo passo dado por uma organização pode representar uma série de despesas que normalmente passam despercebidas, como os encargos tributários. Estar ciente do cenário completo pode fazer com que a empresa tome decisões mais assertivas e, consequentemente, tenha muito mais chances de obter êxito.

Por fim, o profissional da Contabilidade tem por função principal cuidar das contas dos seus clientes. E neste caso, trata-se de uma pessoa que pode lembrar o seu cliente das datas especiais, aconselhá-los sobre a importância de inovar ou sugerir ações que poderão ajudar nas vendas e aumentar os serviços.