Rua Benjamin Constant, 2121 - Centro, Guarapuava/PR
  • (42) 3304-4142
  • (42) 3304-4132
  • (42) 3304-4153
  • (42) 3304-4143

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Saiba como se proteger de empréstimos consignados indesejados e assédio comercial

A Secretaria Nacional do Consumidor recebeu em 2023 mais de 28 mil reclamações sobre crédito consignado. Os principais alvos do assédio comercial são funcionários públicos e aposentados.

Acordar e ver um dinheiro a mais na conta pode não ser exatamente uma coisa boa – pode se tratar de um empréstimo consignado indesejado. Para se proteger e evitar que o problema se prolongue, o primeiro passo é entrar em contato com o banco e registrar uma reclamação no Procon referente ao seu estado. Eles acionarão a empresa que fez o empréstimo.

As ligações em excesso com ofertas de crédito consignado também são um problema e podem se tornar assédio comercial.

A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para quem não quer receber ofertas é pedir o bloqueio deste tipo de ligação no site nãomeperturbe.com.br. Desde 2020, já foram quase quatro milhões de solicitações.

Se as ligações indesejadas continuarem, é preciso reclamar no serviço de atendimento do banco, no Procon ou no site consumidor.gov.br. Em 2023, a plataforma do Ministério da Justiça já recebeu 28 mil reclamações.

Para evitar esse tipo de abuso, a Febraban criou a autorregulação do consignado em janeiro de 2020.

Desde então, já aplicou 1,2 mil punições a correspondentes bancários - empresas que oferecem empréstimos em nome dos bancos. Foram 552 advertências, 602 suspensões temporárias e 46 definitivas.

A Secretaria Nacional do Consumidor recebeu em 2023 mais de 28 mil reclamações sobre crédito consignado.

Os principais alvos do assédio comercial são funcionários públicos e aposentados, porque as parcelas são debitadas do pagamento, que não correm o risco de perder a remuneração.